Governo sério, preocupado
com o bem estar do cidadão

Dia Internacional da Mulher: comemoração é realizada pela Câmara de Vereadores

08/03/2017 às 13:43 - Sem Categoria

A Prefeitura Municipal de Santa Helena de Goiás, por meio das servidoras municipais, participou da Sessão Solene em homenagem ao Dia Dia Internacional da Mulher, realizada, na manhã de ontem (8), pela Câmara de Vereadores de Santa Helena de Goiás.

 

Estiveram presentes, a Primeira dama e Secretária de Promoção Social, Drª Renata Araújo Asmar Rodrigues, Nara Martins, esposa do Vice-Prefeito, Agenor Bezerra de Queiroz, Secretárias de Educação e Cultura (Semec), de Cidades, Rosemary Elias Pinheiro Borges, Maria Madalena Medeiros Silva, respectivamente, as Vereadoras,  Vereadores e suas esposas, a secretária do Gabinete do Prefeito, Maria Aparecida Amado,  representante das servidoras da Prefeitura, Delvani Leal de Sousa, esposa do Presidente da Câmara, Gilmar Francisco de Sousa, Aparecida da Silva, representante das servidoras da Câmara, ex-vereadora Marcilena Vieira, Secretários e representantes de outras secretarias,  Assessores, servidoras municipais da Prefeitura e da Câmara, a população em geral e a imprensa local.

 

Para a secretária da Semec, Rosemary Borges, tão importantes foram os movimentos sócio-políticos na Europa e Estados Unidos no final do século 19, que foram resultando e resultam até hoje na  libertação da mulher. "Libertação que continua até hoje, dando frutos, não na medida que precisávamos, mas nos ajudam a na trilha de nossos caminhos. O legado que nos ficou, foi o sentimento de luta, de combate ao desrespeito, à cultura machista, à proibição de reivindicações, à estagnação e retrocesso sociocultural e à violência, em todos os seus aspectos. Que esse dia sirva de conscientização à desigualdade de gêneros. Mulher sexo frágil? Não! Somos guerreiras e cheias de charme”, enfatizou a professora.

 

Já a secretária de Promoção Social e Primeira dama Drª Renata, concordou que as mulheres são guerreiras e não têm medo de enfrentar as lutas diárias, as quais são impostas. “Parabenizo todas as mulheres e agradeço a presença de todos, principalmente, nós guerreiras. Peço a Deus que nos ilumine em nossas tarefas árduas e nossos caminhos, falarei de algumas dicas, porque sei que as mulheres gostam. É uma palestra bem simples e direta sobre os cuidados diários com a pele, higiene, hidratação e fotoproteçã.”, finalizou ela.

 

Com informações da Câmara, seguem outros discursos e homenagens:

 

A secretária de Cidades e vereadora licenciada, Madalena Silva, agradeceu as homenagens e colocou: "As mulheres são as que oram mais, trabalham mais e falam mais, afinal, somos mais. Mais da metade da população mundial. Posso me propor como exemplo da coragem que a figura feminina representa, por ter sido a primeira mulher a assumir a pasta nessa gestão. Agradeço ao Gilmar e aos demais vereadores por essa belíssima solenidade".

 

Em seguida, a vereadora Darilúcia Silva (Cláudia do Toninho) falou em nome das vereadoras da Câmara. "Parabenizo todas as mulheres santelenenses, as que vieram e as que não puderam estar aqui. Somos muito abençoadas, pois Deus nos deu o dom de gerar a vida. Deixo o meu respeito e admiração por todas mulheres, de todos os seguimentos da sociedade, que são exemplos de determinação", expôs.

 

Após, também fez uso da palavra o vereador Erick Itacarambi, destacando que a solenidade foi uma proposta de todos os legisladores. "Agradeço de forma o presidente Gilmar por atendido o nosso Requerimento e está proporcionando esta simples homenagem. Demonstramos o nosso respeito e deixamos claro o quanto vocês mulheres são importantes em nossa sociedade. Cumprimento de forma especial as vereadoras, que tanto já contribuíram com a nossa Casa de Leis", afirmou.

 

"Cumprimento também toda a comunidade santelenense, especialmente as mulheres. Temos que agradecer a Deus, pela existência de cada uma. Parabéns por esse dia de comemoração, pois, na verdade, o dia de vocês, é a cada dia", apontou Francisco Dantas (Chico Vassoureiro).

 

"A professora Rosemary resumiu muito bem em suas palavras a importância do respeito às mulheres. Precisamos que vocês façam parte de uma forma maior da política, sendo candidatas, vereadoras, enfim. Juntos vamos defender as causas das santelenenses", garantiu Hélio de Melo (Hélio da Agrisa).

 

"Destaco as mulheres que fazem de seus maridos, seus homens, expoentes, onde eles estiverem. Vocês sempre direcionaram e direcionarão a vida dos seus. Todas que já conheci, são guerreiras, pensam com o coração, vivendo milhões de emoções num só dia e consegue transmiti-las todas, com um olhar", disse Renato Pereira.

 

Depois, Eliel Ferreira destacou a mulher que trabalha, muitas vezes a frente de cargos reconhecidos e completou: "Infelizmente a realidade ainda vivida pela mulher brasileira é triste. Hoje temos aproximadamente 538 casos de violência doméstica, por hora no país. São números alarmantes".

 

Gilmar, finalizando os discursos, falou da importância da figura feminina na sociedade, que, porém, ainda é tão discriminada e têm seus direitos não respeitos. "Infelizmente muitos homens não sabem reconhecer o real valor das mulheres. Devemos repensar isso. A nossa homenagem é para vocês que diariamente lutam pelo bem-estar de suas famílias e para as que ocupam seus espaços na administração pública, sendo secretárias e vereadoras, por exemplo. Parabéns mulheres guerreiras", ponderou.

 

Homenageadas

 

Foram homenageadas: as vereadoras Darilúcia (Cláudia) e Maria de Lourdes Freiras (Lurdes do Pedrote); Delvani de Sousa, primeira-dama da Câmara; a Controladora Geral do Município, Eliane Rodrigues; a Procuradora Geral do Município, Gabriela Prates; a enfermeira Lorraine Gomes, representando a secretária de Saúde, Leticia Marques; as ex-vereadoras, Lucilene Parreira e

Marcilena Vieira; as esposas Maria José Alexandrino (de Francisco Dantas) e Tereza Araújo, representando as advogadas (de Renato Pereira); as secretárias Madalena e Rosemary; a vice-primeira-dama Nara e Renata Rodrigues, na ocasião também representando a ex-prefeita de Santa Helena, Raquel Rodrigues.

 

Finalizando a Sessão Solene, a enfermeira Lorrainy Santos pediu a sensibilidade dos legisladores para que revejam a questão da licença-maternidade, para que seja estendida seguindo o modelo federal. Em resposta, o vereador Gilmar expôs que na Sessão de ontem, foi aprovado Requerimento, que solicita alteração no Estatuto do Servidor Público do Município, no artigo que trata da licença-maternidade, artigo 126, da Lei nº 1.664, de 30 de novembro de 1992, que seja estendida para 180 dias, a exemplo da Legislação Federal.

 

Veja mais informações na página da Prefeitura no Facebook: https://www.facebook.com/stahelenago/

 

Ascom Prefeitura Municipal de Santa Helena de Goiás

Natalia Martins JP 2180 DRT- GO

Imagens: Manoel Paiva

Imagens