Sec. de Saúde anuncia vacinação antirrábica para o dia 23 de Setembro

12/09/2017 às 9:42 - Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária

No dia 23 de Setembro, será o dia “D” da vacinação antirrábica em Santa Helena de Goiás. Quem tem animais de estimação (cães e gatos) deverá imunizar seu pet contra a raiva animal, doença perigosa e letal que pode ser transmitida para os humanos. A vacinação é gratuita.

Os bichinhos poderão ser vacinados das 7 às 17 horas, nos seguintes locais: Escolas Rafael Nascimento, Avelino R. Silva, Valeriano Rodrigues, Wilmar Arantes, João Saraiva, Pedro Romualdo Cabral, Paulo Lopes, Narcisa Costa Leão, Alcides Rodrigues, Igreja São Miguel Arcanjo, Parque Aquático Turmim Azevedo e Nasf.

A doença

A raiva humana é causada por um vírus, extremamente grave, com letalidade próxima a 100%, que pode ser transmitida ao homem por meio de mordedura, lambedura ou arranhadura em mucosa ou pele lesionada. Além de cães e gatos, bovinos, equinos, suínos, macacos e morcegos, os animais silvestres também podem transmitir a doença. Os animais domésticos, porém, são as principais fontes de transmissão para os seres humanos. Observa-se o crescimento de acidentes diretos e indiretos envolvendo também morcegos.

Os sinais e sintomas nos animais são agressividade ou prostração, dilatação da pupila, fotofobia, falta de coordenação muscular, mordidas no ar e perda dos movimentos.

Como agir em caso de acidente

Lave o ferimento com água e sabão e procure orientação médica, identifique o animal agressor e seu proprietário; se possível, observe o animal por 10 (dez) dias; e principalmente, se ele não tem dono, desapareça, adoeça ou morra.

Natalia Martins JP 2180 DRT/GO com informações da Secretaria Municipal de Saúde