POSTADO EM 10 de Outubro de 2018 EM Saúde

Mobilização Goiás Contra o Aedes é realizada

A Prefeitura Municipal de Santa Helena de Goiás, por meio da Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Regional da Secretaria Estadual de Saúde e Corpo de Bombeiros, realizou ontem (9), a “Mobilização Goiás Contra o Aedes” no bairro Brasil.

Esta ação acontece mensalmente, já que a proposta é realizar uma forte mobilização de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti, que hoje não transmite apenas a dengue, mas também o vírus que provoca a Febre Chikungunya e o Zika Vírus. Responsáveis por doenças graves como a microcefalia e a síndrome de Guillain-Barré, que pode se apresentar com diversos sintomas, cada um mais grave que o outro.

Esse preocupante quadro impõe a necessidade de fortalecimento da assistência à saúde e do combate sistemático e contínuo ao mosquito transmissor. Goiás está em situação de emergência e em força-tarefa para eliminar criadouros do mosquito e assim, evitar o adoecimento coletivo.

A Secretaria de Saúde reforça o pedido aos moradores para que ajudem a eliminar focos do mosquito. Água acumulada em canos e até em troncos de árvores podem servir de criadouros.

O cuidado maior também deve ser em materiais recicláveis. Os locais que trabalha com reciclagem, são constantemente visitados e vistoriados para que sigam as normas padrões, caso não estejam seguindo acontece a notificação.

Para mais informações, ligue: 3641-8752.

Natalia Martins JP 2180 DRT/GO
Imagens de arquivo pessoal