POSTADO EM 11 de Outubro de 2018 EM Geral

Programa da Horta Municipal é apresentado em Encontro de Alimentação Escolar

A União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação - Undime Goiás realizou ontem (11) o “Encontro sobre Gestão da Alimentação Escolar - Conviva Educação” destinado aos nutricionistas dos municípios do Estado, em Goiânia.

Representaram Santa Helena de Goiás, as nutricionistas da Secretaria de Educação e Cultura (Semec) do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): Evelynne da Costa e Cristielle Cavalcante.

Na ação, elas trataram sobre a Horta Municipal de Santa Helena de Goiás (Superintendência de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que veio como suporte para a alimentação escolar, enriquecendo as preparações das escolas e creches do município e, consequentemente, diminuindo os gastos da prefeitura com compras de legumes e verduras.

As unidades escolares utilizam as verduras/legumes entregues em diferentes preparações: sopas, saladas, omelete e outros. Demonstrando que as crianças podem consumir todos os nutrientes necessários e com variedade.

O trabalho da Horta tem enriquecido muito a alimentação escolar, com enriquecimento das refeições, no trabalho de educação nutricional com as crianças em visitas à horta, no incentivo à criatividade das merendeiras no preparo das refeições e das crianças em relação ao que consomem. Além disso, notamos diminuição de gastos dos recursos da prefeitura na compra de alimentos.

A plataforma Conviva auxilia incentivando o compartilhamento das ações, fazendo com que os funcionários se sintam valorizados, incentivando inclusive o desenvolvimento de preparações mais enriquecidas e saborosas com os alimentos. Parte da equipe da Semec já concluiu o curso a distância de Alimentação Escolar, disponível no Conviva.

Jornalista Natalia Martins JP 2180 DRTGO
Imagens de arquivo pessoal