Prefeitura realiza audiência pública para criação de Unidades de Conservação

17/04/2017 às 14:15 - Meio Ambiente e Recursos Hídricos

O Prefeito Municipal de Santa Helena de Goiás, Dr. João Alberto Vieira Rodrigues, participou, na manhã de hoje (17), da Audiência Pública, que discutiu a criação de uma Unidade de Conservação Municipal, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, professor César de Freitas Silva.

Esta audiência foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o relatório da mesma foi apresentado pelo Secretário Guilherme Ribeiro Lana com participação do professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Seixas Rezende, o qual participou da equipe que fez um estudo no Parque Aquático Turmim Azevedo, local da criação da Unidade de Conservação.

Além do Prefeito, estiveram presentes, a Primeira Dama e Secretária de Promoção Social, Drª Renata Araujo Asmar Rodrigues, demais Secretários, o Presidente da Casa, Gilmar Francisco de Souza, os outros Vereadores, Assessores, servidores municipal, comunidade em geral e imprensa local.

Guilherme abriu o assunto falando sobre os principais objetivos da ação. “Para a criação desta unidade de conservação foi feito um estudo no local, que seria o Parque Aquático Turmim Azevedo, e haverá pesquisa técnica avaliando a viabilidade e relevância, tendo como principais objetivos: incremento da arrecadação municipal; proteção e recuperação do ecossistema; recreação; apreciação; fomento à pesquisa; estímulo à economia local, com oportunidades de exploração do rico e vasto  patrimônio natural e histórico do município”, enumerou o Secretário.

Seixas apresentou os resultados do inventário florestal, feito em um monitoramento de três dias no Parque Aquático, o qual pôde levantar os números da fauna e flora da localidade.

Após o fim das apresentações da criação do “Parque Natural Municipal Turmim Azevedo”, os vereadores Hélio Vicente de Melo, Lázaro Marques dos Santos e Erick Vinicius Itacarambi Rodrigues apontaram seus questionamentos e ideias.

Em seguida, Dr. João Alberto agradeceu a presença de todos e em suas palavras, ele disse que “embora, já se tenha implantadas várias vezes questões sobre o meio ambiente, nesse momento a ocasião vem sendo encarado de forma séria e profícua. Assim zelamos do nosso futuro. A criação se faz importante. Quero enfatizar a questão da arrecadação, já que todos passam por dificuldades e vejo nisso, a possibilidade de ampliar a arrecadação do município, questão que se faz primordial e essencial com integração de todas as atividades que já são realizadas no parque. Vamos poder fazer tudo, respeitando as regras e normas do local. Não podemos deixar de citar as possibilidades de desenvolvimento tecnológico da nossa cidade, inserindo o no hall de pesquisas do País, podendo assim, proporcionar aos estudantes materiais necessários à pesquisa. Parabenizo a equipe pelo estudo realizado em tempo recorde. É assim que se faz a verdadeira obra no nosso município, legado que será deixado em nossa Santa Helena. Quero externar a todos o funcionamento da nossa Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que só tem se desenvolvido e se estruturado cada vez mais, o que nos dá motivo de muito orgulho”.

Veja no anexo o material exposto durante a audiência.