Governo sério, preocupado
com o bem estar do cidadão

História da Cidade

A história de Santa Helena de Goiás começou com a chegada da família de Custódio P. Vêncio, que veio de Buriti Alegre, em 1934, com o propósito de adquirir terras para, conforme alguns historiadores, fundar uma nova cidade. Na região havia duas fazendas, a São Tomás e a Campo Alegre, nas margens dos rios Verdão, São Tomás e Campo Alegre. Segundo o historiador César de Freitas Silva, Custódio P. Vêncio comprou a fazenda às margens do ribeirão Campo Alegre. Ele e os moradores da redondeza sonhavam com a fundação de uma cidade e partiram para executar a obra. Ainda de acordo com César Silva, Custódio já tinha até um nome em sua mente para o local: Santa Helena, em homenagem à sua protetora.

 

Santa Helena começou a ser construída, efetivamente, no dia 8 de outubro de 1938, quando foi realizado um grande mutirão para desmatar o local da sede do futuro município. Depois do trabalho de desmatamento concluído, houve um grande churrasco em comemoração. Apesar do desejo de seu fundador, no dia 14 de outubro de 1943, a localidade passava a distrito, mas com o nome de Ipeguari, expressão indígena que significa Campo Alegre. A emancipação e a adoção do nome atual aconteceu no dia primeiro de janeiro de 1949.

 

Comarca criada com a denominação de Santa Helena de Goiás, pela lei estadual nº 764, de 24-06-1953. 

Gentílico: santa-helenense 

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Ipeguari ex-povoado de Santa Helena, pelo decreto-lei estadual nº 8305, de 31-12-1943, subordinado ao município de Rio Verde. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Ipeguari, figura no município de Rio Verde.

 

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Helena de Goiás, pela lei estadual nº 191, de 20-10-1948, desmembrado de Rio Verde. Sede no atual distrito de Santa Helena ex-povoado de Ipeguari.

 

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital
Ipeguari para Santa Helena de Goiás alterado, pela lei estadual nº 191, de 20-10-1948.



Fonte: IBGE